Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Provadores

02.05.20

O primeiro gel desinfetante para mãos


Rui Oliveira Marques

cien4.JPG

Criar necessidades nos consumidores antes de elas se evidenciarem é o trabalho básico do marketing. Um exemplo disso é o Cien Gel Desinfetante Mini há anos à venda no Lidl. Provavelmente na Alemanha constituía já um produto básico antes do aparecimento da COVID-19.

Por cá, quem usava aquelas pequenas embalagens de 50ml para desinfetar as mãos era alvo de comentários menos agradáveis sobre alegadas obsessões com os micróbios ou com a limpeza. Na verdade tratava-se de um produto de luxo. Pela mini-embalagem de Cien Gel Desinfetante Mini o Lidl cobrava 0,79€, uns módicos 15,80€ por litro. 

A pandemia da COVID-19 veio alterar o paradigma. A partir de agora teremos nos supermercados uma oferta de desinfectantes mais abrangente que a actual – limitada aos frascos de álcool que rapidamente desaparecem das prateleiras apesar da restrição de compra de apenas uma unidade por consumidor.

É desejável que em breve existam frascos de desinfetante para as mãos de diferentes tamanhos e a pensar em todo o tipo de consumidores: crianças, jovens, adultos e idosos.

O gel do Lidl tem um leve aroma a limonete, mas tem de haver mais possibilidades – tal como nos aromas de pastilhas elásticas ou dos preservativos. A percentagem de álcool tem de estar bem visível na embalagem, já que, mais que o aroma, é a eficácia do produto que interessa. O gel desinfetante também pode ser um bom veículo para promover ações de solidariedade social. Não estaria disposto a pagar mais 50 cêntimos se soubesse que o produto estava a ajudar a apoiar um projeto da linha da frente de combate ao COVID-19?

PVP: 0,79 euros

Onde: Lidl

gel.jpg

Podem seguir-nos através do Facebook, Instagram e Twitter